24 de outubro de 2013

Mamãe, o que é sapatão ?!


Nesses dias, pela manhã, estava penteando o cabelo de Cora pra ir a escola, quando ela me pergunta do nada.

 Mamãe o que é sapatão?

Uai, pensei, e na hora perguntei onde ela tinha ouvido aquela palavra.
Ela me contou que uma amiga da escola, tinha falado sobre isso, e ela tinha ficado curiosa em saber o que era isso. E falou, muito alegre: Mamãe, sapatão é homem que namora com homem?
Como estava já na saída pra ir a escola, disse que depois conversaríamos sobre o assunto.  E aproveitei para pensar na forma como eu falaria a ela, sem dramas, tentando desmistificar a coisa toda, porque a menina em questão (que levantou o assunto) é de família evangélica, e eu não quero ver minha filha contaminada com pré-conceitos religiosos.

Ontem, sentamos e eu puxei o assunto.
Falei pra ela, sem rodeios, que sapatão, era a forma como chamavam mulheres que namoram mulheres. Assim como chamam bichas e viados, homens que namoram com homens.
Disse a ela, que essa forma de falar não é legal, as pessoas são pessoas, não devemos rotular de sapatão, viado ou seja lá o que for.

Disse também, que o que importa é o AMOR.
Que homens e mulheres se apaixonam e namoram, mas também homens podem se apaixonar por homens e mulheres por mulheres.
Que o mais importante, são as pessoas estarem felizes.
E que infelizmente, muita gente acha isso errado, e que outras tantas irão falar que não é coisa de Deus.
E isso tudo é uma grande besteira, porque se Deus existe e manda na porra toda, isso também é coisa de Deus.
Que temos que respeitar e aceitar as pessoas como elas são, sem julgar suas decisões e escolhas.
Pois toda forma de amor é possível, toda forma de amor é amor.

E foi assim, que fiz minha parte como responsável por uma futura cidadã.
Que minha filha seja livre de pré-conceitos e aprenda a amar e respeitar todas as pessoas.




2 comentários:

Cleber disse...

Que lindo amiga, mas te conhecendo como conheço, não esperaria nada diferente!! Mas mesmo assim me emocionei, pois formaríamos pessoas tão melhores, sem preconceitos, se outros pais tivessem essa mesma sensibilidade!!! Bj e parabéns!!

Anônimo disse...

Adorei, amiga! Vc sabe quais sao minhas raizes e q nunca curti esses rótulos. Afinal, o amor é a verdadeira religião! Sandra Ventura