17 de fevereiro de 2017

Diadorim



Aquele lugar, o ar.
Primeiro, fiquei sabendo que gostava de Diadorim - de amor mesmo mal encoberto em amizade.
Foi de repente, que aquilo se esclareceu: falei comigo.
Não tive assombro, não achei ruim, não me reprovei - na hora.
Melhor alembro.
..........
O nome Diadorim, que eu tinha falado, permaneceu em mim. Me abracei com ele. Mel se sente é todo lambente - "Diadorim, meu amor..." Como é que eu podia dizer aquilo?
..........
E como é que o amor desponta.
..........
Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho colominhando por entre serra e varjas, matas e campinas. Coração mistura amores. Tudo cabe.
..........
E eu - como é que posso explicar pro senhor o poder de amor que eu criei? Minha vida que o diga...Diadorim tomou conta de mim
..........
E de repente eu estava gostando dele, num descomum, gostando ainda mais do que antes, com meu coração nos pés, e dele o tempo todo eu tinha gostado. Amor que amei - e daí então acreditei.
..........
Um Diadorim só para mim. Tudo tem seus mistérios. Eu não sabia. Mas, com minha mente, eu abraçava com meu corpo aquele Diadorim - que não era de verdade. Não era?
..........
Diadorim deixou de ser seu nome, virou sentimento meu.
..........
Aquilo me transformava, me fazia crescer dum modo, que doía e prazia. Aquela hora, se eu pudesse morrer, não me importava.
..........
Eu direi ao senhor o que nem tanto é sabido: sempre que se começa a ter amor a alguém, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando; mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer. Amor desses, cresce primeiro; brota é depois.
.......... 
Tudo turbulindo. Esperei o que vinha dele. De um aceso, de mim eu sabia: o que compunha minha opinião era que eu, às loucas, gostasse de Diadorim.
..........
no fim de tanta exaltação, meu amor inchou, de empapar todas as folhagens, e eu ambicionando de pegar em Diadorim, de carregar Diadorim nos meus braços, beijar, as muitas demais vezes, sempre.
..........
Abracei Diadorim, com as asas de todos os pássaros
Diadorim é minha neblina
..........
amor é a gente querendo achar o que é da gente.


(Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas)







28 de dezembro de 2016

Deus segundo Spinoza

Nesses dias descobri um texto maneiríssimo, e fiquei surpresa ao saber que é de um filósofo holandês que viveu em pleno séc. XVII.
Essa definição de Deus, me representa, completamente!



Deus segundo Spinoza


Pára de ficar rezando e batendo no peito!
O que Eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.
Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo constrúiste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias.
Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Pára de me culpar da tua vida miserável:
Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.
O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.
Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada tem a ver comigo.
Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho....
Não me encontrarás em nenhum livro!
Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
Pára de ter tanto medo de mim.
Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo.
Eu sou puro amor.
Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar.
Se Eu te fiz....Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de
incoerências, de livre-arbítrio.
Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?
Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?
Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?
Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.
Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.
A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.
Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.
Esta vida é a única que há aqui e agora, e a única que precisas.
Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos.
Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro.
Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.
Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.
Viva como se não o houvesse.
Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.
Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.
E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.
Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste...Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar.
Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.
Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Pára de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?
Me aborrece que me louvem. Me cansam que agradeçam.
Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.
Te sentes olhado, surpreendido?.... Expressa tua alegria!
Esse é o jeito de me louvar.
Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.
A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo e que este mundo está cheio de maravilhas.

Para que precisas de mais milagres?
Para que tantas explicações?
Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro de ti....
aí é que estou.


( Baruch Spinoza, filósofo holandês, séc XVII)






22 de novembro de 2016

Pequenas Aventuras 45






passarim tinha asas
mas não podia voar
passarim tinha canto
mas não podia cantar
passarim tinha amor
mas não podia amar

passarim na gaiola
vai morrer de encantamento
pobre passarim...


[Ana Sixx]


ImagemEldes

19 de novembro de 2016

Filmes 10

Vai a listinha dos últimos que vi, filmes muito distintos, mas todos muito legais.
O "The Wolfpack" é um documentário, e talvez algumas pessoas o achem chato mas a temática é bem interessante!

Indico todos!















18 de novembro de 2016

Realidades que viram sonhos...






Como uma boa pisciana, passo o tempo todo pensando...refletindo sobre a vida.
Agorinha a pouco, rolou um Insight aqui..

As pessoas possuem sonhos né?
Alguns elas conseguem realizar, outros não.

E existem aquelas, que vivenciam algo durante anos e, de repente, aquilo tudo vira um sonho impossível de ser realizado.

Aí a pessoa passa a sonhar com aquilo que já foi realidade...

Gente, quer coisa mais pirante do que isso?

Como faz pra conviver com esse pensamento?



ImagemHEC Paris

16 de novembro de 2016

Viva Dezesseis!



Pensando aqui no tanto de coisas que podem acontecer na vida de uma pessoa em 3 anos...
Vcs já pensaram nisso?
Em quantas coisas podem vir a acontecer num curto ou longo espaço de tempo?

Qual o tamanho que tem o tempo pra cada um de nós?

Em três anos pessoas morrem para então renascerem, melhores e mais completas...
Foi assim comigo.

Tanto caminho pra trilhar....tanta coisa ainda pra viver...
Que Deus me ajude!

Viva 16 de novembro!



Imagem: É preciso renascer todos os dias

13 de outubro de 2016

De se sentir pequeno....






Sabe aquela sensação gigante que te engole e você se sente imensamente impotente diante de uma situação?
E que toda vez que você pensa, chega a doer no peito de  tanta tristeza?
Então, tá tendo...

Gente, por que raios eu sou assim?
Putaquepariu!


10 de outubro de 2016

Música-poesia, como não amar?




"Quando eu olho para o mar
dentro do mar vejo um rio
quando eu olho para o rio
dentro do rio vejo a chuva
quando eu olho para a chuva
é como se olhasse as nuvens
quando eu olho para as nuvens
é como se olhasse o mar

quando eu olho para mim
dentro de mim tem você
quando eu olho para você
por dentro sinto saudades
quando eu olho para a saudade
meus olhos vão desaguando
e é como um rio passando
que não corresse pro mar."

(Alceu Valença)






7 de outubro de 2016

Ou não...



Largando com imensa tristeza....que cumpra-se o destino....



"Onde não houver amor, não se demore"
(Eleonora Duse)





6 de agosto de 2016

Olimpíadas no Rio !!



Hj cedo, acordei animada, ainda na pilha da abertura das Olimpíadas de ontem.
Foi muito lindo!!!
Sentei no pc, e fiz um resumo rápido do que foi pra mim esse show.
Copio pra cá, na íntegra o que postei no meu facebook.
Algumas coisas deixei de falar, mas resumidamente é isso aqui!

"Minhas considerações sobre a abertura das Olimpíadas de ontem:
Apesar de estarmos vivendo nesse momento um legítimo Golpe de Estado e de termos um prefeito completamente sem noção, eu sabia desde o início que a Abertura seria linda e que, irá dar tudo certo durante todo o evento.
Pontos altos de ontem:
- A abertura com aquele vídeo belíssimo mostrando nossa cidade, ao som de "Aquele Abraço" do meu amado Gilberto Gil, na voz do maravilhoso e único, Luiz Melodia !
- Paulinho da Viola, maravilhoso, lindão, tocando e cantando com um octeto de cordas, o Hino do país!
- A contação da história de formação das florestas e tudo que veio depois com a chegadas dos gringos na nossa terra
- Os dançarinos da companhia da Debora Colker, dançando "Construção" do Chico Buarque !
- Ver Gisele B. chegando lindona ao som de "Garota de Ipanema" cantada pelo Daniel Jobim, aliás, ver Tom Jobim ali estampado e a voz do neto, me deu a leve sensação de que ele estava ali presente....
- Elza Soares cantando Vinícius de Moraes, com aquela presença marcante e lindas mulheres negras de vocal, foi muito foda!
- Zeca Pagodinho e Marcelo D2, virando a apresentação para o lado popular, foi bem legal!
- Achei que podia ter mais capoeira, mas a presença daquele único ali gingando lindamente, já pincelou a importância dela na nossa cultura. Iê capoeira!!
- Muito bacana ver o funk, e todos os jovens dançando muito, sim, faz parte da nossa cultura, principalmente aqui no RJ. A dança do passinho pro mundo ver!!
- Jorge Ben, perfeito!!
- Fernanda Montenegro recitando Carlos Drummond de Andrade, temos tudo nesse país!!
- A entrada dos atletas, e o plantio das mudas. Aqui, quero deixar minha leve impressão, de como estarão essas mudas daqui 1 ano. Levando em consideração, a falta de continuidade das coisas, não acredito que vai rolar floresta de atletas porra nenhuma, mas enfim, vamos acreditar que pelo menos dessa vez, aconteça!
- Wilson das Neves, chamando os grandes sambistas, como se estivesse pedindo para que eles descessem e abençoassem aquele encontro, foi do caraleo tb, achei mega emocionante. E de quebra, aquele garotinho de 8 anos, mostrando no pé o que é o samba!
- Meus amados Gilberto Gil e Caetano Veloso, putaquepariu, maravilhosos...Ahhh teve a Anitta tb né? Olha, que não achei ela ruim não, poderia ter sido por exemplo a Gal Costa, mas enfim, a pessoa tá em evidência, fazer o que?
- Teve escolas de sambas passando
- Teve muita gente negra, linda, representando lindamente nosso país.
- Teve homi besuntado!
- Teve transexual na bicicletinha!
- Faltou a presidenta do país, eleita legitimamente e que está sendo retirada por motivos que todos sabemos bem quais são, aliás,
nossa conta por essa grande cagada, vai chegar...ops, desculpe...já está chegando...como já disse antes, vai ter pra todo mundo sentar, inclusive vc, que tá lendo e que acha mesmo que tirar o pêtê do poder vai resolver o problema de corrupção do país. Vai besta...acredita nisso mesmo!! 
- Foi orgasmático ver o presidente interino golpista e usurpador, vestido de cadeira (obrigada Cristina Reis por essa excelente colocação), enquanto alguns anos atrás, a presidenta do país, uma senhora, com mais de 60 anos, foi chamada de vaca, puta e tudo mais que quiseram e não abaixou a cabeça, o que se esperar de uma mulher que passou o que passou na ditadura, não é mesmo?
O bundão, pediu pra quebrar protocolo e não foi apresentado...Fugindo da grande vaia que passaria....ele sabe muito bem o que ele tá fazendo...
Mas sifodeu, pq teve que falar e ganhou seu presente.
Presidente ILEGÍTIMO, que é ficha suja e está inelegível por 8 anos. Ahhh reaçada.....vejam bem quem vcs apoiam....
‪#‎ForaTemer‬
- Emocionante ver Guga chorando ao carregar a tocha, Hortencia e por último o grande Vanderlei Cordeiro de Lima, aliás, foi do caraleo vê-lo ali, mais do que merecido.
- A pergunta que não quer calar, pq a bandeira olímpica foi carregada por não atletas? Se Sandra Pires estava lá, pq Jaque Silva, não estava?????
- Parabéns a todos os envolvidos pelo grande show de ontem
- Quem me conhece, sabe de como amo meu país, do quanto acredito nele e em seu potencial, do quanto penso sempre positivamente, mesmo estando essa desgraçeira que está agora. Não existe país como o nosso!
Tomara que a mensagem de atenção ao planeta, tenha atingido aqueles que precisam estar fazendo algo pra evitar isso.
- Grandes merdas minhas considerações né gente? Quem soy yo? Mas achei interessante deixar registrado aqui minha opinião sobre o evento.
Bom Dia galera!! "

Imagem: retirada da internet !!