10 de setembro de 2013

Dona Eudízia Vieira !!!!






No dia 10 de setembro de 1989, ela tava fechando seu ciclo, depois de uma curta e sofrida luta contra um câncer no esôfago.
Já se passaram 24 anos, e posso dizer, que durante todo esse tempo, sempre a tive nos meus pensamentos. Desejando muito que ela tivesse viva para que pudesse participar das minhas conquistas, das minhas alegrias e também das minhas tristezas.

Essa pessoa que era minha avó materna, se chamava Eudízia Vieira, paraibana, analfabeta, mãe, guerreira, costureira. Era nascida e residia em Taperoá na Paraíba.
Todos os anos ela vinha para o RJ, ver seus filhos e netos que aqui moravam. Ela ficava na nossa casa, onde tinha a máquina singer dela, que hoje está comigo, na minha sala. E intercalava a casa dos filhos, visitando todos, sem distinção, mas sempre voltando pra nossa.

Tive o prazer de conviver 17 anos com ela.  Pra mim foram poucos anos, mas na real, foram os anos possíveis. Adoráveis anos.

Tenho saudades de ti Eudízia, minha vózinha.  Da maciez da sua pele, do seu cheirinho de talco Promessa, do cabelo tão fininho e macio, da voz grossa e nordestina, as pelanquinhas que eu amava puxar carinhosamente, do barulho da sua máquina, do seu pé arrastando fiapos e retalhos por toda casa....do seu bife cheio de coloral, da senhora sentadinha de cócoras lá na porta da cozinha, da sua reza noturna que nunca de forma alguma deixava de fazer, da sua risada, do seu deboche, da sua graça, do seu olhar.....
Ah Dona Eudízia farei 100 anos e jamais te esquecerei.

Na gestação de Nina, tive um sonho com ela, tão real, mas tão real, que pude matar a saudade e acordei chorando.  Ela está sempre perto de mim!

Vou colocar aqui, uma música que eu não posso ouvir pra não chorar, porque quando eu era pequena, e ela vinha pra minha casa, cantava pra mim...




Quando a saudade aperta, eu fecho os olhos, sinto seu cheiro, e penso nessa música.
Um dia estaremos juntas, tenho certeza disso!

ps: nessa foto, ela e a minha irmã, era pra eu estar na foto também, mas brigamos na hora de tirar a foto e eu não tirei por pura pirraça.... Como somos burros quando criança :-(

bjs

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo Aninha!!
Em cada detalhe citado vivi.
Bjss na alma ��

Edenilde Bezera

Ana Sixx disse...

Obrigada Dêdê, bjs na sua tb!!!!!!