24 de abril de 2009

Religião


Religião
É uma rocha morta.
Não ensino religião,
mas religiosidade,
Um rio fluindo,
Mudando continuamente seu curso,
Mas finalmente chegando ao oceano.
Uma rocha pode ser muita antiga,
Muito mais experiente,
Mais uma rocha é uma rocha
E está morta.
Não se move com as estações,
Não se move com a existência,
Ela está simplesmente aí.
E você já viu alguma rocha
Com alguma canção, com alguma dança?
Para mim religião é uma qualidade,
Não uma organização.
Todas as religiões que existem,
E elas não são um número pequeno
- há trezentas religiões no mundo -
todas elas são rochas mortas.
Elas não fluem, não mudam,
Não se movem com os tempos.
E qualquer coisa que esteja morta
Não vai ajudar você.

Bhagwan Shree Rajneesh – Osho


(retirado do livro Eu ensino Religiosidade Não religião)

3 comentários:

Rê, Renatinha, Renata Lúcia, Rezinha, Renascida disse...

Adorei, Ana!!! e penso assim também! O que vai no coração, na atitude consigo mesmo e com o mundo é o que vale pra mim, e isso é religiosidade, já dizia meu querido e saudoso pai, grande comunista que no anoitecer da vida buscou o deus dele.
Mil bjs!!

micheliny verunschk disse...

Muito bonito, Ana! Bonito mesmo...

Engraçado vc falar que se vê em mim, no caso da gravidez. Também me vejo em você. Deve ser pela coincidência dos nomes, essas coisas que estão além da nossa "vã filosofia".

bj!

Carla disse...

Adorei o texto, Ana.
Eu, que venho de uma família extremamente católica, sei o quanto a religião deixa as pessoas paradas no tempo e, muitas vezes, distanciam pessoas.

Vou colocá-lo no meu fotolog.

Beijos
Carla